quinta-feira, 14 de julho de 2011

Delicious - uma ferramenta da Web 2.0

Delicious é um site que oferece serviço on-line caracterizado por um mecanismo de busca na web que permite além de arquivar, catalogar os sites favoritos  e compartilhar com outros usuários da Internet. Diferente do sitema de arquivo de “favoritos” pela ferramenta na barra  de um navegador, por exemplo,  os sites favoritos arquivados podem ser acessados de qualquer lugar – de qualquer máquina que conecte a Internet. Assim como em uma rede social, no bookmarking social pode-se editar perfil; adicionar e remover pessoas; os bookmarks (favoritos ou marcadores) podem ser privados ou públicos, compartilhados com mensagens entre usuários delicious agrupados pelo mesmo interesse, outros convidados por e-mail e via Twitter. As tags também estão presentes nos bookmarks podendo ser agrupadas, subscritas conter descrições e ser utilizadas no sistema de busca. Entre as ferramentas, as mais comuns como: serviço de assinaturas (feed), upload e backup dos marcadores para o browser do usuário, caixa de entrada estão disponíveis num campo generoso de configurações.

Observando a funcionalidade do site, o serviço similar a de um compartilhamento de links na web, o ambiente se constitui uma ferramenta útil para a educação. Infelizmente, as ferramentas e configurações se apresentam em inglês e acabam por se tornar um dificultador no processo da apropriação tecnológica. Contudo, é possível utilizar um tradutor da web, como o Google Tradutor, por exemplo; o que satisfaz a compreesão dos termos e procedimentos. Professores e alunos devem compreender o uso das ferramentas da Web como necessário para o letramento digital porque a sociedade e suas tecnologias oferecem bens que exigem competências de um cidadão “digital”. O que se pretende aqui é dizer que, embora seja real o desconforto do site na língua inglesa e evidente que surgirão dificuldades para operar as configurações inicialmente, o espaço pode viabilizar práticas pedagógicas úteis na aquisição do conhecimento e principalmente porque vem ao encontro do novo expectador gerado pela evolução da Web. Como já citado, o espaço permite organizar e catalogar links e descrições com tags. Cabe algumas sugestões como:
PROFESSOR
FERRAMENTA BÁSICA
ALUNO
Criar um banco de bookmarkers (com descrição) temático ou por Área do Conhecimento.
Tags – permite a divisão ou agrupamentos dos conteúdos.
Realizar as pesquisas e selecionar os bookmarks pertinentes ao objetivo da proposta da atividade, organizando-os no seu próprio bookmarking social.
Lançar o tema do conteúdo a ser estudado e mediar a construção de um banco de bookmarks coletivo na sua própria conta. Uma vez que todos os alunos possuem conta poderão visualizar o bookmarking e adicionar os bookmarks ao seu espaço também.
Caixa de Entrada – permite que o usuário envie ou receba bookmarks.
Pesquisar sites que atendam a propostas, criar bookmak e compartilhar enviando o marcador pela Caixa de Entrada ou por e-mail.
PROFESSOR
FERRAMENTA BÁSICA
ALUNO
*Necessário lousa interatva
Criar os bookmarks e  compartilhar com os alunos para leitura individual. Após, como mediador, produzir coletivamente a descrição e registrar na sua própria conta de usuário. O aluno poderá posteriormente adicionar ao seu bookmarking e substituir o bookmark que não possuia a descrição.
Caixa de Entrada, serviço de e-mail ou twitter.
Adicionar os bookmarks ao seu bookmarking, realizar a leitura dos conteúdos dos sites.
Poderá utilizar o campo de descrição do bookmark para registrar a proposta da atividade e posteriomente, quando concluído, remover.
Caixa de Entrada, serviço de e-mail ou twitter.
Adicionar os bookmarks ao seu bookmarking, realizar a atividade.
Permitir ao aluno oportunidades de acesso livre para criar e adicionar bookmaks segundo suas preferências.



Visualize http://www.delicious.com/fabianerossi
Clique aqui

No campo comentário contribua com mais sugestões de como utilizar essa ferramenta em sala de aula ou relate experiências correspondentes. Obrigada!

2 comentários:

  1. Fabiane! Sugestão: Na lateral você colocou um link. Para que apareça o nome do site e não a URL, coloque o endereço onde diz URL e o título onde pede isso, lá na hora de inserir o link. Abraço!

    ResponderExcluir