sábado, 23 de julho de 2011

Proposta de atividade - Literatura de Cordel

A moça que dançou depois de morta 
de Ítalo Cajueira



Conforme descrição no site Portas Curta: “Baseado em uma história de cordel de J. Borges, renomado artista popular, e produzido inteiramente com xilogravuras originais do próprio autor. Um rapaz se apaixona por uma misteriosa moça num baile de carnaval do interior.” Produzido em 2003, gênero animação, o curta tem 11 minutos e não denota somente as características do gênero literário, mas a história retrata principalmente a realidade de muitos jovens frequentadores de lugares dançantes, acompanhados de bebidas e outras experiências nas madrugadas. 

O espaço Portas Curtas na Escola indica o curta para faixa etária do Ensino Fundamental I e II. Entretanto pela singularidade do enredo e a problemática sugiro o trabalho com os alunos que cursam  8º e 9º ano.  Com muita clareza, o vídeo permite ao professor tratar as características literárias e temas transversais.  A seguir, sugestão de uma proposta de atividade.  
  

O site reserva orientações pedagógicas para trabalhar a linguagem oral e escrita.  Vale a pena conferir! Em vista da sugestão tratar as características do gênero e conteúdos referentes a Artes e Pluralidade Cultural, a proposta da atividade abaixo atribui tratamento didático aos temas transversais: ética, saúde e orientação sexual.


Proposta de atividade

Objetivos: Identificar as consequências de um modo de vida prejudicial à saúde compreendendo que as questões pertinentes atingem toda sociedade e podem fazê-la refém da violência. Analisar as ações que podem ser prejudiciais ao bem estar e à saúde  e que desvalorizam o corpo banalizando a sexualidade. Estabelecer uma relação entre os temas e discutir conceitos e atitudes para se ter uma vida saudável preservando a saúde e o corpo.

Conteúdos: Ética, saúde e orientação sexual.

Trecho selecionado: Todo o filme, sem cortes - 11 minutos.

Atividade: Antes de exibir o filme levantar questões pertinentes aos objetivos esclarecendo os apontamentos que serão discutidos. Exibir o filme sem interrupções ou pausar intencionalmente seguindo um roteiro de perguntas para direcionar o olhar dos alunos (sem discutir). Ao término do filme, lançar as perguntas ou retoma-las conduzindo a discussão. Variação: Em grupo, após a discussão e reflexão, os alunos poderão produzir um pequeno vídeo abordando os cuidados à saúde e ao o corpo registrando as atitudes necessárias para o bem estar e a preservação. Seja o vídeo um sequência de imagem com música e voz, entrevistas, frases associadas as imagens, enfim, uma pequena produção para comunicar e conscientizar, direcionado ao público jovem e ser divulgado na comunidade escolar e na Internet.

Avaliação: Observar as primeiras ideias dos alunos sobre o assunto e o desempenho em participar da discussão, e de que forma conduzem essas ideias à reflexão das questões pertinentes e direcionam as ideias conclusivas a ações para zelar pelo bem estar e preservar a saúde e o corpo.  

Este curta pode ser assistido no Site Portas Curta Petrobrás -  "A moça que dançou depois de morta"
 












Nenhum comentário:

Postar um comentário